sábado, 2 de janeiro de 2010

VIAGEM AO PASSADO

“Muitas vezes, as lembranças gastronômicas é um conjunto de situações que ficam na memória por muito tempo. No inicio de novembro de 2009, viajei para a Itália, depois de seis anos de ausência. Aproveitei para visitar a Feira bienal Host de Milão, onde predominava o café e fui convidado para fazer o lançamento com mesa-redonda do meu livro Louco por café, no estande do amigo Riccardo Maltoni, que tem o maior acervo de maquinas para café espresso de época do mundo. Ali, ele montou um estande de 220 m2 expondo estas relíquias.Depois da feira, eu e a minha esposa, Gabriela, alugamos o novo 500 Fiat para descer até a Calábria, passando por Parma, Rimini, Republica de San Marino, Assis e, finalmente, chegar a Reggio Calábria - minha cidade natal. No penúltimo dia, fui com Gabriela e a minha Irmã Cetty, na pequena cidade de Vallelonga na província de Vibo Valentia, (antigamente província de Catanzaro), para buscar informações sobre o meu avô, que veio para o Brasil no inicio do século passado, como milhares de italianos, substituindo a mão de obra escrava. Infelizmente, não teve sorte e faleceu logo. Esta historia faz parte do livro.
Ao chegar ao município, fomos muito bem recebidos, encontrando as informações que originaram a busca. Depois de uma volta rápida ao centro, por volta de 13h30, perguntei ao “vigile urbano” que nos acompanhou até a residência antiga do meu avô, um lugar onde poderíamos comer produtos típicos. Ele nos indicou, na saída da pequena cidade um restaurante o Agriturismo (turismo rural) La Melia. Chegando lá encontramos um casarão, entramos no restaurante e fomos perguntar ao garçom que se aproximou, se tinha a possibilidade de pagar com cartão de credito. O garçom falou que não utilizavam cartão. Nós nos olhamos como por dizer “... e agora?, vamos em outro lugar?”Neste momento, um senhor distinto se aproximou, apresentando-se: “Sou o proprietário, Francesco Garisto, prazer! Qual é o problema? Eu falei: Queremos pagar com cartão, mas você não tem! Ele respondeu: Não tem problema, quando vocês voltarem na próxima vez me pagarão. Eu rebati: nós moramos no Brasil, não sabemos quando voltaremos. Fomos ao município para resgatar informações sobre o meu avô Domenico Monardo. Ele com curiosidade respondeu: Você por acaso é Antonello Monardo do café que mora em Brasília? Eu: Sim, sou eu! Ele na hora: Vocês são meus convidados!
Alem da prazerosa surpresa, tivemos o prazer de nos deliciar com pratos típicos da região. Na entrada: antepasto misto com embutidos e queijos, pimentões fritos com patadas e empanadas de flores de abobrinhas. Primeiro prato: tagliatelle com funghi Porcini, devido a época. De segundo prato: uma gostosa grelhada mista de carnes. O vinho foi da casa, de própria produção que combinava magistralmente com os ingredientes. Pena não que tínhamos mais tempo para poder curtir o haras. Resta o compromisso na próxima ida na Itália, dedicar alguns dias hospedando-se diretamente e aproveitar todas as delicias do lugar".La MeliaVibo Valentia - ItáliaSite: www.agriturismolamelia.com

Portugues:
Antonello Monardo, mora desde 1992 em Brasília è delegado da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. Torrefador de café gourmet e especiais, ganhador da medalha de ouro do International Coffee Tasting 2008. "Maestro del Caffè" pela AICAF (Accademia Italiana Maestri del Caffè). Organiza e ministra cursos para baristas, participa a palestras e eventos em instituições e universidades, divulgando a cultura do café de qualidade. Autor do livro “Louco por Café, Antonello Monardo” edito pela Senac Editora.

Italiano:
Antonello Monardo, abita dal 1992 a Brasília é delegato della Camera Italo-brasiliana di Commercio e Industria. Torrefattore di caffè gourmet e speciali, vincitore della medaglia d’oro dell’International Coffee Tasting 2008. “Maestro del Caffè” per l’AICAF (Accademia Italiana Maestri Del Caffè). Organizza e conduce corsi per baristi, partecipa a conferenze e eventi in instituzioni e universitá, diffondendo la cultura del caffè di qualitá. Autore del libro “Pazzo per Il Caffè, Antonello Monardo” dell’Editrice Senac.